A criação de muares e suas particularidades

Os muares são animais híbridos originários do acasalamento de jumentos com éguas. São animais que podem ser utilizados em diversas atividades como, tração, lida do gado e cavalgadas. No ano de 2011 a população de muares no Brasil chegou a 1.269.200 cabeças, representando 10% da população mundial.

Os muares apesar de ainda ser muito utilizado como tração na agricultura familiar também apresenta um grande mercado que movimenta a economia, em montarias de elite, cavalgadas, concursos de marcha e andamento (marcha picada e batida), estes animais por conter grande força também são muito utilizados na lida do gado.

Os burros e as mulas são usados em função das suas capacidades peculiares como: força, resistência, capacidade de aprendizado, docilidade e aceitação do homem na interação para a realização de todas as atividades.

As principais raças de asininos utilizadas para a geração de muares são: o jumento Pêga, o jumento Paulista ou Brasileiro e o jumento Nordestino. O jumento Pêga é considerado uma raça pura de animal marchador e quando cruzados com equinos marchadores, origina-se muares marchadores de sangue Pêga, é uma animal versátil utilizado para cargas, transporte, preparo do solo e lida com o gado, os de sangue puro são hoje utilizados em cavalgadas, provas funcionais e concurso de marcha, o que valoriza muito a raça.

Já o jumento Nordestino, conhecido como jegue, é uma dos animais que mais prestam serviços na região, desde o sul da Bahia até o norte do Maranhão, tem grande resistência e é usado para montaria e transporte.

Os muares são capazes de tolerar até 30% de desidratação, são animais da família dos equídeos que mais suporta viajar com restrições hídricas, e por essa razão são amplamente utilizados em regiões mais secas e locais que tem pouco acesso a água durante o trabalho.

Os muares são animais mais rústicos, se comparado aos equinos, são mais resistentes à escassez hídrica e possuem maior aproveitamento da dieta de baixa qualidade. O seu comportamento é diferenciado, apresenta maior preferência por indivíduos da mesma espécie e heterogeneidade de ação entre o grupo. Tem a inteligência bem desenvolvida, são eficientes na locomoção ao longo de trilhas estreitas, sinuosas, acidentadas, entre outras.

Observada todas as características inerentes aos muares, conclui-se que são animais uteis em qualquer propriedade.

Fonte: Escola do Cavalo