Anemia Infecciosa Equina (AIE)

É uma doença causada por vírus, bastante contagiosa e caracterizada por febre, anorexia, depressão dentre outros sintomas.

A Anemia Infecciosa Equina já causou inúmeras mortes e prejuízos em criações, e também já foi motivo de proibições do trânsito de animais em todo o mundo, sobretudo para eventos.

O agente transmissor é uma mosca muito comum em temperaturas mais altas e quentes. A doença também pode ser adquirida por meio de locais ou instrumentos contaminados.

Exames laboratoriais são realizados para diagnosticar a doença. Os tratamentos aplicados não tem surtido o efeito desejado, e por isso no Brasil, por exemplo, e conforme recomendação do Ministério da Agricultura é aconselhável o uso da eutanásia, enquanto não se acha uma maneira realmente eficiente para o combate a doença.

O controle é o melhor caminho para que o vírus não seja disseminado. Assim, a retirada dos animais contaminados do grupo, teste dos que forem entrar, para detectar a doença, esterilização dos instrumentos cirúrgicos, são algumas das medidas contra o vírus.

Para alcançar o sucesso no processo de diagnóstico e até mesmo prevenção e controle da doença o profissional deve ter amplo conhecimento sobre saúde equina.

Fonte: Escola do Cavalo