Lombalgia em equinos

Um dos principais motivos de queda de rendimento em cavalos atletas ou mesmo dos que estão em atividades físicas constantes, é sem dúvida a  Lombalgia 

A enfermidade é resultado de uma desordem na coluna vertebral, congênita ou adquirida, dos músculos ou ossos da região lombar, em virtude de diferentes motivos.

Os primeiros sinais destas enfermidades podem ser observados nas mudanças de comportamento do animal, que passa a manifestar dores e não ter mais a mesma resistência para cavalgar, saltar, enfim, participar de atividades físicas.

O diagnóstico ocorre por meio do histórico do paciente, que ajudará o profissional a entender a origem da enfermidade, bem como a análise visual da região afetada. A palpação é também um importante recurso de diagnóstico, além dos exames de radiografia e ultrassonografia 

Já o tratamento passa pelo alívio das dores, e isso inclui desde o uso de medicamentos, como analgésicos, até aos meios alternativos, como acupuntura, dentre outros.

Para diagnóstico concreto da lombalgia, o profissional deve ter amplo conhecimento em interpretação das imagens obtidas através da radiografia ou ultrassom.

Fonte: Informativo Equestre